UOL


São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto de resolução "desaponta" Chirac

DA REDAÇÃO

O presidente da França, Jacques Chirac, afirmou ontem que está "desapontado" com o projeto de resolução sobre o Iraque divulgada pelos EUA nesta semana. O documento diz que a transição de poder no país deva ser rápida, mas não fixa um cronograma.
"Nós estudamos a nova proposta com muito interesse", disse Chirac, em Roma, após reunião da União Européia. "Mas ela pouco avança", disse o presidente, referindo-se ao projeto apresentado em 3 de setembro. "Não escondo que isso é decepcionante."
Chirac disse que a França está pronta para dar prosseguimento às discussões no Conselho de Segurança da ONU e que mantém consultas com a Alemanha e a Rússia a respeito. Paris tem direito a veto no CS, embora Chirac tenha dito que não pretende usá-lo.
Em seu discurso semanal no rádio, o presidente dos EUA, George W. Bush, pediu mais tempo para o cronograma. "A transição para o autogoverno é complicada, pois é preciso tempo para reconstruir a confiança e a esperança após décadas de opressão."
Os EUA divulgaram o documento mas ainda não propuseram a votação. Com a adoção da nova resolução, Washington pretende obter apoio financeiro e militar para a reconstrução iraquiana. A expectativa é chegar a um consenso sobre a resolução antes da conferência de doadores em Madri, nos próximos dias 23 e 24.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Iraque ocupado: Protestos de ex-soldados terminam em mortes
Próximo Texto: Religião: Homossexualismo dificulta ligação entre igrejas católica e anglicana
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.