UOL


São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2003

Texto Anterior | Índice

ANTI-RESSACA

Produto era utilizado por espiões soviéticos

Pílula que promete reduzir efeito do álcool faz sucesso nos EUA

FERNANDO CANZIAN
DE WASHINGTON

Comercializada como uma das mais úteis relíquias da Guerra Fria, uma nova droga natural vem fazendo sucesso nos EUA entre quem gosta de beber um pouco mais do que a média.
A pílula, na verdade um suplemento alimentar, foi batizada nos EUA como RU-21 e tem sua origem nos laboratórios da finada KGB, a polícia secreta da ex-União Soviética.
RU-21 é uma referência à pergunta "Are you 21?" (você tem mais de 21 anos?), que a maioria das pessoas nos EUA é obrigada a ouvir em lojas de bebidas e casas noturnas para poder comprar qualquer drinque com álcool.
A pílula, vendida nos EUA a US$ 4,99 (R$ 14,50) por caixa com 20 unidades, promete minimizar os efeitos do álcool sobre os órgãos que lidam com seu processamento no organismo e reduzir os efeitos de uma eventual ressaca no dia seguinte.
Segundo Emil Chiaberi, sócio da Spirit Science, empresa que comercializa a RU-21 nos EUA, clientes brasileiros já compraram, pela internet, mais de cem caixas do produto -que é vendido no atacado em pacotes contendo 12 caixas com 20 comprimidos cada.
""Estamos fazendo um grande sucesso, mas há algum sensacionalismo em torno do nosso produto. A RU-21 não é um milagre para os grandes bebedores, mas ajuda a eliminar alguns efeitos de quem bebe com moderação", diz Chiaberi, nascido na ex-república soviética da Geórgia, hoje um país independente, e naturalizado americano.
A pílula, comercializada desde junho nos EUA, é vendida há pelo menos três anos na Rússia com o nome de ""Antipokhmelin".
O produto foi criado pelo laboratório SKS-Alyans, que operava no passado em parceria com o instituto Zdorovye para desenvolver e produzir ""invenções médicas" na era soviética.
No caso da RU-21, o objetivo inicial alegado era proteger o organismo de ex-agentes soviéticos que procurassem tirar informações de suas fontes depois de embebedá-las em uma noitada.
O princípio ativo da pílula é o chamado ácido succínico, encontrado em alguns tipos de plantas e que teria a propriedade de bloquear de forma moderada os efeitos do álcool sobre o organismo.
O RU-21 não passou pelos testes da FDA (o órgão que controla a venda de medicamentos e alimentos nos EUA), mas pode ser vendido como suplemento alimentar. Para alguns especialistas, alarmados com a popularidade da pílula, o marketing do produto poderia sugerir uma ""blindagem" no organismo e incentivar um consumo exagerado de álcool.
Chiaberi afirma que a droga tem se tornado bastante popular na Califórnia, onde a empresa atua, e vários artistas de Hollywood vêm dando declarações com melhores resultados do que qualquer comercial pago na TV.
A própria Spirit Science, no entanto, não se compromete com os resultados duradouros da RU-21. Segundo a empresa, o produto está há pouco tempo no mercado para que se tenha um julgamento mais preciso sobre seus efeitos.


Texto Anterior: Religião: Homossexualismo dificulta ligação entre igrejas católica e anglicana
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.