São Paulo, quarta-feira, 05 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Nova pesquisa monitorou 4.000 pessoas durante 30 anos

Sobrepeso poderá atingir 90% dos homens e 70% das mulheres nos EUA

DA REDAÇÃO

Nove em cada dez homens e sete em cada dez mulheres nos EUA estarão acima do peso a longo prazo, segundo um novo estudo que monitorou 4.000 adultos brancos durante 30 anos, divulgado ontem.
De acordo com o estudo, metade das pessoas que tinham entrado na vida adulta sem problemas de peso ficaram acima do peso à medida que envelheceram. Um terço das mulheres e um quarto dos homens ficaram obesos.
"Pesquisas nacionais e outros estudos mostraram que os EUA têm um grande problema de peso, mas esse estudo sugere que podemos ter um grau ainda mais sério de sobrepeso e obesidade nas próximas décadas", disse Elizabeth Nable, diretora do National Heart, Lung and Blood Institute, que patrocinou o levantamento.
"Nossos resultados, apesar de não serem surpreendentes, são preocupantes", disse Ramachandran Vasan, que liderou a pesquisa. "Se a tendência continuar, nosso país vai continuar enfrentando problemas de saúde substanciais relacionados ao excesso de peso."
Segundo pesquisadores, o estudo é um dos primeiros a apontar o risco de sobrepeso e a monitorar um grupo de pessoas por um longo período. O levantamento mostra que o problema de obesidade é maior do que indicado em estudos anteriores, que apontavam que seis em cada dez pessoas estavam acima do peso e uma em cada três eram obesas.
"O que é particularmente importante é que esses resultados podem na verdade subestimar o risco de sobrepeso ou de obesidade entre a população em geral porque minorias não foram incluídas no estudo", disse o psicólogo Mark Vander Weg, que pesquisa a obesidade. Pesquisas apontam que americanos negros ou hispânicos são mais suscetíveis a sofrer de sobrepeso e de obesidade do que brancos.
O estudo conclui ainda que os americanos vivem num "ambiente em que é difícil não ficar acima do peso ou obeso. A menos que as pessoas trabalhem contra isso ativamente, será mais provável que isso aconteça com elas".


Com agências internacionais

Texto Anterior: EUA: Bush defende a nomeação de sua ex-advogada para a Suprema Corte
Próximo Texto: Panorâmica - Reino Unido: Mãe de Jean Charles passa noite em hospital londrino
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.