São Paulo, sábado, 05 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Irã acusa EUA de praticar 'atos de terrorismo'

Teerã promete levar à ONU documentos que provariam relação americana com assassinatos

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Enquanto cresce a expectativa internacional acerca do relatório da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) sobre o Irã, que será divulgado na próxima semana, Teerã anunciou ter provas do envolvimento americano em "atos de terrorismo".
O representante iraniano nas negociações sobre o programa nuclear, Said Jalili, apresentou ontem, durante as comemorações dos 32 anos da invasão da embaixada americana em Teerã, dois documentos que incriminariam os EUA e que serão levados às Nações Unidas.
De acordo com a iraniana Press TV, os registros mostram como Washington tem "apoiado financeiramente redes terroristas para atingir seus objetivos regionais". O governo americano, segundo Jalili, estaria envolvido também no assassinato de cientistas nucleares iranianos.
Já o relatório que a AIEA apresentará na próxima semana deve sugerir que o Irã já tem modelos virtuais de uma ogiva nuclear, segundo a Associated Press.
O documento também traria imagens de satélite de um container possivelmente usado para testes relacionados a armas nucleares.
Ontem, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse que a "obsessão" do Irã com a aquisição de material nuclear vai contra as regras internacionais. Segundo ele, a França não ficará "de braços cruzados" se houver ameaças à existência de Israel.
O governo americano, no entanto, está cada vez mais preocupado com a intenção de Israel em atacar o Irã, segundo fontes militares ouvidas pela rede CNN.
Tanto o Comando Central americano quanto o Comando dos EUA para a Europa estão, dizem essas fontes, "cada vez mais vigilantes" sobre a possível movimentação militar dos dois países.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Cineastas pedem que Brasil defenda libertação de presos políticos no Irã
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.