UOL


São Paulo, sexta-feira, 05 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEPARATISMO BASCO

"Susper" foi detido na França, um ano depois de conseguir fugir por tubo de ventilação de prisão francesa

Líder do braço militar do ETA é preso

DA REDAÇÃO

O suposto chefe do braço militar do grupo terrorista basco ETA foi preso ontem em Mont de Marsan (sudoeste da França) pela polícia francesa, com a ajuda da espanhola. A detenção de Ibon Fernández de Iradi, conhecido como "Susper", ocorre um ano após ele ter fugido de uma prisão em Bayonne (França) -de onde saíra dois dias depois de ter sido preso.
"Susper", 32, estava em um apartamento com outras duas pessoas, também presas. Eles haviam sido localizados 48 horas antes, segundo o jornal espanhol "El País". A polícia afirma que não houve resistência à prisão. Os integrantes do ETA estavam armados e com documentação falsa.
No apartamento, ocupado por "Susper" e uma jovem francesa, foram encontradas armas. A quantidade não foi informada.
A Justiça da Espanha havia dado ordem de busca e captura internacional contra "Susper" por seu envolvimento em pelo menos 18 atentados terroristas.
O ETA defende a separação do País Basco da Espanha e da França. Eles querem que esse futuro Estado se localize no norte da Espanha e no sudoeste da França, onde está a região do País Basco.
Desde os anos 60, pelo menos 800 pessoas foram mortas em atentados cometidos pelo ETA. O nome do grupo é formado pelas iniciais da expressão "pátria basca e liberdade", em basco.
"Susper" havia sido preso pela primeira vez em 19 de dezembro de 2002, junto com a sua mulher, Beltzane Obaños, em Saint Mertin de Seignanx (França). Em seu poder foi achada uma série de documentos explicando medidas operacionais do ETA.
Levado para uma prisão em Bayonne, ele conseguiu fugir dois dias depois. "Susper" saiu da prisão por um tubo da ventilação de 30 centímetros de largura. Uma câmera de segurança filmou a fuga, ocorrida no início da noite daquele dia. Porém os policiais somente se deram conta de que "Susper" havia fugido seis horas mais tarde.
Após a fuga, "Susper" voltou a se integrar ao braço militar do ETA e teria voltado à liderança, segundo o diário espanhol "El Mundo".
"Susper" teria se tornado o principal líder militar do grupo em setembro do ano passado, após as prisões de Juan Antonio Olarra Guridi e Ainhoa Múgica. Nascido em San Sebastián, no País Basco espanhol, "Susper" se tornou ativo no grupo separatista após o ETA abandonar a trégua nos ataques terroristas, em dezembro de 1999.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Comédia Italiana: Berlusconi ganha cérebro de Putin em nova peça de Dario Fo
Próximo Texto: Panorâmica - Estados Unidos: Saúde de Reagan está pior do que se imagina, diz filha
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.