São Paulo, segunda-feira, 06 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE SOB TUTELA

Mesquita é alvo

Insurgência mata nove; EUA negam retirada

DA REDAÇÃO

Atos da insurgência se mantiveram em número elevado ontem no Iraque, com a morte de no mínimo nove pessoas em incidentes dispersos pelo país.
Em Bagdá, dois guardas foram mortos quando protegiam uma mesquita sunita em Bagdá. Um disparo de morteiro atingiu outra mesquita sunita ao norte de Mossul, mas sem provocar vítimas.
Baiji foi a cidade que registrou o maior número mortes, com dois soldados iraquianos atingidos por um livre atirador, e dois barbeiros metralhados em seu local de trabalho, por razões que a polícia disse desconhecer.
Em Ramadi, a polícia encontrou o corpo de um líder tribal seqüestrado havia duas semanas. Em Bagdá, foram mortos dois primos e um sobrinho de um dirigente da Associação de Professores Universitários Muçulmanos, uma entidade sunita de forte presença comunitária.
Enquanto isso, a polícia da capital disse que Ibnal Masriya, ontem interrogado, confessou ter decapitado um refém japonês, seqüestrado em outubro de 2004.

Desmentido americano
O general americano Peter Pace, chefe do Estado-Maior conjunto no Iraque, desmentiu informações publicadas ontem por dois jornais britânicos, o "Sunday Telegraph" e o "Sunday Mirror", de que Washington e Londres haviam elaborado um plano para retirar seus 144 mil militares (136 mil americanos e 8.000 britânicos) do país no início de 2007.
Segundo os jornais, os dois governos teriam chegado à conclusão de que a presença militar estrangeira havia se transformado num obstáculo para a paz.
A Coréia do Sul anunciou ontem que em abril iniciará a retirada de seus militares do Iraque, de modo a permitir que eles passem de 3.200 a 2.300 até o mês de dezembro. A Itália, com 2.600 militares, reiterou que pretende retirá-los até o final deste ano.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Oriente Médio: Olmert promete segunda retirada
Próximo Texto: Entrevista: PNUD associa paz a desenvolvimento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.