São Paulo, sábado, 06 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brown diz que invasão do país foi correta

DA REDAÇÃO

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, afirmou ontem que o Reino Unido tomou a "decisão certa" de participar, com os EUA, da invasão do Iraque em 2003.
Em um depoimento de quatro horas diante de uma comissão independente que investiga o envio de soldados britânicos à ofensiva, Brown afirmou que o governo buscou uma solução diplomática para a questão até o final.
A declaração coincide com a feita pelo ex-premiê Tony Blair (1997-2007) -de quem Brown foi ministro das Finanças- em 29 de janeiro, diante do mesmo comitê.
Cauteloso para não inflamar tensões em um período pré-eleitoral, Brown disse que a decisão foi difícil. "Uma guerra pode ser necessária, mas também é trágico o efeito que ela tem na vida das pessoas."
Em diversos momentos durante o depoimento, o premiê se disse arrependido pelas mortes de soldados e civis.
O inquérito é o terceiro e mais amplo exame feito pelo Reino Unido sobre o conflito, que gerou grandes protestos e deixou 179 soldados britânicos mortos até o país se retirar do Iraque no ano passado.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Movida a petróleo, economia floresce e produz uma nova elite
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.