São Paulo, quarta-feira, 06 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saúde impede viagem de "papável"

DA REDAÇÃO

O cardeal Jaime Sin, 76, o mais influente das Filipinas e que figurava nas listas dos favoritos para substituir João Paulo 2º, não vai participar do conclave devido a problemas de saúde, segundo a Igreja Católica filipina.
De acordo com o arcebispo Oscar Cruz, o cardeal Sin, arcebispo emérito da capital Manila, sofre de problemas renais e de diabetes. Outro filipino, o cardeal Ricardo Vidal, 74, confirmou que irá a Roma para participar do conclave.
Segundo o arcebispo Cruz, o monsenhor Sin segue como o dirigente católico mais influente das Filipinas. Era considerado um dos mais fortes candidatos da comunidade católica da Ásia.
Sua atuação foi decisiva para a queda da ditadura de Ferdinand Marcos, em 1986, quando o apoio da igreja incentivou uma revolta popular. O cardeal Sin também respaldou, em 2001, o movimento contra o presidente Joseph Estrada, acusado de corrupção.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Cardeal ausente pode ser eleito papa
Próximo Texto: Ratzinger tem fã clube na internet
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.