São Paulo, quinta-feira, 06 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ativistas usam eleição britânica para testar "voto Robin Hood"

Pleito de hoje será 1º teste de projeto em que eleitor cede o voto a estrangeiro afetado pelas políticas do Reino Unido

Iniciativa nasce de elo entre documentarista de origem iraniana e ativista israelense, que têm ideias similares acerca de democracia global


MARCELO NINIO
DE JERUSALÉM

A ideia surgiu numa prisão israelense e num campo de refugiados na Síria, ganhou forma em debates na internet e deu origem a um projeto pioneiro, que busca romper as fronteiras nacionais da democracia.
A atual campanha eleitoral britânica é seu primeiro teste.
O israelense Shimri Zameret, 26, que ficou preso quase dois anos por recusar-se a prestar o serviço militar obrigatório, é um dos idealizadores da iniciativa "Give Your Vote" (dê o seu voto, em inglês).
Ela incentiva eleitores britânicos a voluntariamente ceder seus votos para cidadãos de países pobres afetados pelas políticas adotadas em Londres.
Zameret conta que a reação inicial ao projeto geralmente é de descrédito, mas que muita gente acaba convencida de que é preciso ampliar os limites da democracia.
"Todas as grandes mudanças da história começaram com uma utopia", disse Zameret à Folha por telefone.
O objetivo, sustenta ele, não é afetar o resultado da eleição, mas chamar atenção para as limitações de eleições nacionais num mundo interconectado.

Ativista experiente
Apesar da pouca idade, Zameret é um ativista político com anos de estrada na oposição à ocupação israelense.
A pena de 21 meses de prisão foi a mais dura já aplicada em Israel por deserção.
O período na cadeia, relata ele, reforçou a sua convicção de que é preciso reformar o processo global de decisão.
"O conflito israelo-palestino é apenas um sintoma de um problema político mais amplo. As instituições globais não são suficientemente fortes ou democráticas para dar voz aos mais fracos", argumenta Zameret, estudante de mestrado em política global na tradicional London School of Economics, na capital britânica.

Origem
A iniciativa é fruto da amizade de Zameret e James Sadri, 30, documentarista britânico de origem iraniana, surgida num fórum na internet. Sadri tinha as mesmas ideias de democracia global desde o tempo que passou com refugiados iraquianos na Síria, em 2008.
Era a reta final da campanha presidencial nos EUA, e Sadri acompanhava os debates entre Barack Obama e John McCain sobre o futuro do Iraque quando percebeu que faltava ouvir os maiores interessados no assunto: os iraquianos.
Ao conhecer Zameret, o "Give your Vote" ganhou vida.
O mecanismo é simples. Eleitores britânicos se inscrevem no site do projeto (www.giveyourvote.org) e doam seus votos para cidadãos de Gana, Afeganistão e Bangladesh, países afetados diretamente por políticas britânicas.
O grupo Egality (igualdade), que está por trás da iniciativa, afirma que milhares de pessoas nos quatro países se inscreveram. Hoje, dia da eleição, cada um dos britânicos inscritos receberá uma mensagem no celular com o candidato em quem deve votar.
Membro do Movimento Federalista Mundial, que prega a criação de um órgão de decisão supraestatal, Zameret acha que o Brasil, por suas dimensões geográficas e crescente peso internacional, pode ser "uma das chaves" para mudar as regras da política mundial.
Mas somente se colocar o bem coletivo acima de suas ambições de poder.
"Se o Brasil quer mudar a estrutura mundial só para entrar como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, então teremos apenas mais do mesmo", diz Zameret.


Texto Anterior: Avanço liberal-democrata põe em xeque o sistema eleitoral do país
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.