São Paulo, domingo, 06 de junho de 2004

Próximo Texto | Índice

EUA

Um dos mais populares presidentes americanos, ele sofria de Alzheimer havia dez anos; seu corpo será velado em Washington

Ronald Reagan morre aos 93 na Califórnia

DA REDAÇÃO

Ronald Reagan, o quadragésimo presidente dos Estados Unidos (1981-1989), morreu ontem em sua casa, em Los Angeles (Califórnia), às 13h (17h em Brasília). As causas da morte foram pneumonia e complicações decorrentes do mal de Alzheimer.
"Minha família e eu gostaríamos que o mundo soubesse que o presidente Ronald Reagan morreu aos 93 anos de idade, depois de dez anos com o mal de Alzheimer. Apreciamos as preces de todos", disse a viúva, Nancy.
"É um dia triste para os EUA. Como presidente, Ronald Reagan acreditava fervorosamente que a tirania é temporária e que a esperança da liberdade é universal e permanente", disse em Paris o presidente George W. Bush.
"Ronald Reagan, mais do que qualquer outro líder, pode reivindicar a vitória da liberdade na Guerra Fria. E ele fez isso sem que um único tiro fosse disparado", afirmou a ex-premiê britânica Margaret Thatcher (1979-1990).
O virtual candidato democrata à Presidência dos EUA, John Kerry, disse que o amor de Reagan por seu país "era contagiante. Mesmo quando estava partindo o coração dos democratas, ele o fazia com um sorriso e dentro do espírito de debate aberto e honesto".
Arnold Schwarzenegger, o governador da Califórnia, disse estar "profundamente entristecido": "Foi um grande patriota. Era um herói para mim".
Os primeiros sinais da doença começaram a se manifestar cinco anos após Reagan ter deixado a Presidência. Ao fazer o anúncio, ele disse que estava começando "a jornada que o levaria ao crepúsculo de sua vida". A Alzheimer, que não tem cura, destrói as células cerebrais.
Há cerca de um mês, Nancy deu uma declaração que já indicava o declínio da saúde de Reagan: "A longa jornada de Ronnie finalmente o levou para um lugar distante no qual eu não mais posso fazer contato".
Antes de se tornar presidente aos 69 anos, Reagan havia sido governador da Califórnia por dois mandatos. Durante seus oito anos na Presidência, a política externa dos Estados Unidos foi marcada pelos acontecimentos que levaram ao fim da Guerra Fria, com a dissolução da União Soviética e do bloco de países comunistas do Leste Europeu. Reagan também incentivou a corrida armamentista, investindo bilhões de dólares em um sistema de defesa que ficou conhecido como no "Guerra nas Estrelas".
O corpo do presidente foi levado para o edifício onde funciona sua biblioteca e museu, em Simi Valley (Califórnia). Provavelmente na segunda-feira, será trasladado para Washington, onde ficará no Capitólio (Congresso). Depois de um serviço fúnebre na catedral Nacional, o corpo regressará à Califórnia para ser enterrado na quinta-feira.


Com agências internacionais


Próximo Texto: Com Reagan, marketing político atingiu seu auge
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.