São Paulo, domingo, 06 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIREITOS CIVIS

França realiza seu primeiro casamento gay, mas governo não reconhece
Dois homens se casaram ontem no que foi considerado o primeiro casamento gay da França. A cerimônia foi comemorada por ativistas, mas o governo disse que o ato é ilegal.
O casal trocou anéis, beijos e abraços durante cerimônia realizada na Prefeitura de Begles (sudoeste francês), que motivou um ato de apoio de drag queens e um protesto de conservadores.
O prefeito Noel Mamere, que tem provocado setores conservadores, desafiou o premiê Jean-Pierre Raffarin a casar os dois homens. Já o ministro do Interior, Dominique de Villepin, disse que o prefeito pode ser processado.
"O casamento de vocês é o primeiro, e eu espero que se transforme em algo normal", disse Mamere, do Partido Verde. Em seguida, declarou o casal "unido pelos laços do casamento".
Os noivos Bertrand Charpentier e Stephane Chapin, que passaram o mês de maio escondidos por causa da polêmica, disse que o casamento foi "uma vitória da tolerância".


Texto Anterior: Vaticano: Debilitado, papa viaja depois de 8 meses
Próximo Texto: América Latina: Venezuelanos fazem marcha anti-Chávez
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.