São Paulo, sábado, 06 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fracassa diálogo para volta de inspeção

DA REDAÇÃO

Fracassaram ontem as tentativas de acordo entre o Iraque e as Nações Unidas para reativar a missão de inspeção de armas no país, após dois dias de negociações entre o secretário-geral da organização, Kofi Annan, e o chanceler iraquiano, Naji Sabri, em Viena (Áustria).
O impasse deve favorecer os membros da administração Bush que pregam uma ação militar dos EUA para derrubar o ditador Saddam Hussein, enquanto vários líderes europeus e árabes tentam achar uma saída diplomática.
Sabri disse esperar outra rodada de negociações nos próximos meses, mas o secretário-geral da ONU afirmou que ainda não há uma data marcada para isso.
Os inspetores de armas da ONU estão fora do Iraque há mais de três anos. Washington acusa o regime de Saddam de estar desenvolvendo armas de destruição em massa e apoiar terroristas. Bagdá nega e afirma que muitos dos inspetores são espiões dos EUA.
"Precisamos de garantias das Nações Unidas. Somos vítimas de práticas ilegais forçadas pelos EUA no Conselho de Segurança da ONU. Perdemos 1,67 milhão de cidadãos como resultado das sanções do Conselho de Segurança impostas em clara violação das leis internacionais", disse Sabri.
O Iraque vai devolver toneladas de arquivos levados do Kuait na ocupação do emirado por tropas iraquianas, em 1990. A invasão do Kuait levou a ONU a impor sanções contra o país.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Análise: Plano sugere mudança na política para o Oriente Médio
Próximo Texto: Barbárie: Acusado de estuprar paquistanesa por ordem de corte tribal é preso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.