São Paulo, domingo, 06 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ZIMBÁBUE

Vídeo mostra fraude; Mugabe recebe opositor

DA REDAÇÃO

Sob mediação do presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, seu aliado, o ditador do Zimbábue, Robert Mugabe, reuniu-se em Harare com representantes de facção dissidente do partido opositor MDC (Movimento pela Mudança Democrática).
Mbeki disse, ao fim do breve encontro, que as negociações "precisam avançar com velocidade". Um porta-voz do MDC, Nelson Chamisa, disse que o partido se encontraria com Mugabe como chefe do partido governista (Zanu-PF), mas não como chefe de Estado, pois isso "o endossaria".
A reunião ocorre em meio a críticas à reeleição do ditador -intensificadas após a divulgação, ontem, de um vídeo de fraude eleitoral. Nele, policiais obrigam subordinados a votarem em Mugabe, há 28 anos no poder, e membros do Zanu-PF intimidam eleitores nas urnas.
O filme, feito a pedido do jornal "The Guardian", foi gravado com uma câmera escondida pelo agente penitenciário Shepherd Jouda, que já deixou o país, nos seis dias antes do segundo turno, em 27 de junho. O MDC vencera a primeira etapa, mas, ante a dura repressão à oposição, abandonou a disputa.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Bolívia: Três opositores aceitam consulta revogatória
Próximo Texto: Afeganistão: Ataque dos EUA mata 22 civis, diz governador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.