São Paulo, quinta-feira, 06 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUBA

Dissidente pede união a liberais para a transição

DA REDAÇÃO

Um líder da oposição pediu ontem, em entrevista coletiva em Havana, a união entre os cubanos contrários ao regime comunista. Hector Palacios, um dos 75 dissidente condenados em 2003, em liberdade desde dezembro de 2006, anunciou ontem a criação da Unidade Liberal Nacional, que, segundo ele ,tem cerca de 5.000 afiliados.
Ao apresentar o programa da Unidade Liberal, Palacios afirmou que as mudanças políticas "ocorrem naturalmente aos poucos", mas agora se aceleram em Cuba, "pois Fidel Castro está incapacitado para governar".
A Unidade, segundo Palacios, não busca tirar ninguém do poder, mas "discutir os assuntos essenciais do poder" para uma época pós-Fidel. O programa reivindica o fim do "apartheid" em que vivem os cubanos, impedidos de se hospedarem nos hotéis da ilha ou de serem donos de propriedades. "O povo de Cuba quer mudanças no sentido liberal, ou seja, a pequena e a média propriedades."


Com agências internacionais


Texto Anterior: Corrida à Casa Branca: Ator Fred Thompson oficializa candidatura à sucessão de Bush
Próximo Texto: Lei na Venezuela tenta conter pendor por nomes exóticos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.