São Paulo, quinta-feira, 06 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Taxistas de Nova York fazem greve contra GPS

Megalópole depende de táxis e transporte público

DA REDAÇÃO

Parte dos cerca de 20 mil taxistas da cidade de Nova York ficaram em casa ontem para protestar contra uma ordem que os obrigará a instalar equipamentos que, segundo um grupo que representa os motoristas, custaria dinheiro e invadiria sua privacidade.
A greve de 48 horas teve início às 5h (horário de Nova York), disse Bhairavi Desai, diretora-executiva da Aliança dos Taxistas de Nova York. Essa é a primeira mobilização trabalhista da categoria desde uma greve de 24 horas feita em 1998.
Em 2004, a Comissão dos Táxis e Limosines determinou que os táxis amarelos instalassem máquinas para cobrança com cartão de crédito e fossem equipados com tecnologia GPS, capaz de localizar os taxistas e ajudar os clientes a encontrar objetos perdidos. Os sistemas, que têm de ser instalados até o início do ano que vem, custam cerca de US$ 6.000.
"A maioria dos motoristas aluga seu carro de frotas, mas esse dinheiro sairá de seus bolsos. E as empresas donas das frotas vão cobrar 5% de cada transação com cartão", disse Desai.
Pela regra, os táxis nova-iorquinos devem instalar os sistemas até a próxima inspeção, entre 1º de outubro próximo e 31 de janeiro de 2008.
Em entrevista coletiva na manhã de ontem, a aliança declarou que a greve havia sido um sucesso, afirmando que 80% dos motoristas tinham deixado de trabalhar.
No entanto, às 14h, o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, declarou que a grande maioria dos taxistas estava trabalhando. Segundo Bloomberg, os proprietários das grandes frotas, que representam entre 30% e 40% dos táxis nas ruas da cidade, haviam informado que 75% de seus veículos estavam nas ruas.


Com a Bloomberg e o "New York Times"


Texto Anterior: Saiba mais: Educação pública é exemplar
Próximo Texto: Oriente Médio: Israel ameaça retaliar ataques cortando suprimentos a Gaza
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.