São Paulo, quarta-feira, 06 de outubro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Finlândia busca relevância com "diplomacia da sauna"

DA REUTERS

A Finlândia pode não ocupar o topo das potências globais, mas quando se fala em lidar com importantes assuntos internacionais, ninguém sua tanto quanto os finlandeses, literalmente.
Há séculos é tradição nesse país entrar em salas cheias de vapor com temperaturas de até 100 º C.
Recentemente, esse quartinho quente tem servido de extensão a diplomacia finlandesa, que se coloca no centro dos debates entre EUA e União Europeia (UE) ao convidar atores políticos para conversar em úmidas temperaturas.
Em Washington, a Sociedade Diplomática da Sauna Finlandesa, gerenciada pela embaixada do país, já há alguns anos recebe lobistas, burocratas e outros políticos no relaxante ambiente da sauna da representação.
Agora, Jan Store, embaixador finlandês para a UE, foi o anfitrião da primeira sociedade da sauna em Bruxelas, que discutiu em meio ao vapor as políticas e as finanças europeias.
Numa noite recente, o ministro das Finanças finlandês, Jyrki Katainen, o embaixador e alguns assessores receberam jornalistas para mais uma sessão de sauna.
Além de cerveja gelada, o grupo pôde se deliciar com a culinária da cultura de sauna do país. Um cozido de batatas, cebolas, peixe e creme. Para complementar, esportes como assunto principal.
Foi na noite anterior ao encontro dos ministros europeus de Finanças. Reforma do orçamento e crise do crédito estavam na agenda.
Então, Katainen foi pressionado a apresentar seu ponto de vista sobre os assuntos mais quentes.
Ao fim da noite, é justo dizer que os finlandeses tinham convertido alguns ao seu modo super aquecido e relaxante de misturar temas para negócio com uma rotina de cálidos prazeres.
Na manhã seguinte, enquanto os 27 ministros chegavam para a reunião, Katainen aparentava estar extremamente revigorado pelos benefícios da sauna. O vigor é útil, por que a temperatura da crise europeia ainda não diminuiu.


Texto Anterior: Venezuela: Chávez ironiza suposta ligação com ETA
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.