São Paulo, quinta-feira, 06 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Otimismo faz o dólar cair na "Bolsa" de Cabul

GUILLERMO ALTARES
DO "EL PAÍS", EM CABUL

A alta do afegani, a moeda afegã, em relação ao dólar foi imediata após a chegada da notícia de que houve acordo sobre um governo transitório no Afeganistão, decidido em conferência realizada na Alemanha.
No início do dia, eram necessários 37 mil afeganis para comprar US$ 1. Durante o pregão, o preço do dólar caiu para 33 mil afeganis, e a expectativa era que a cotação fechasse em 29 mil por US$ 1 na Bolsa de dinheiro, como é denominado o prédio onde se realizam negócios envolvendo câmbio na cidade.
Ghalam Hasan, um dos negociantes locais, disse ter certeza de que o novo governo será capaz de acabar com os 23 anos de guerra por que passa o país.
Mohamed Daud, empregado de Hasan, diz que é preciso ter cautela. "Tudo está indo bem, mas não se podem enviar tropas internacionais ao país, pois isso poderá agravar a guerra".
Mas ele parece ser o único pessimista. Quase todos os operadores crêem que desta vez o país tenha futuro.



Texto Anterior: Saiba mais: Novo presidente vê guerra como prioridade
Próximo Texto: Enviado da ONU ao Afeganistão diz que é cedo para "cantar vitória"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.