São Paulo, quarta-feira, 06 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁSIA

Fiji sofre quarto golpe militar em menos de duas décadas

DA REDAÇÃO

O comandante do Exército de Fiji, Frank Bainimarama, promoveu ontem um golpe militar para depor o premiê Laisenia Qarese e assumiu temporariamente o cargo de presidente do arquipélago.
Qarese foi cercado em sua casa por militares, mas relutou em aceitar a deposição.
Este é o quarto golpe militar que o país sofre em menos de vinte anos.Os três primeiros aconteceram em 1987 -duas vezes- e em 2000, pelo mesmo motivo: os fijianos temiam o aumento de poder por parte dos descendentes indianos.
Trazidos pelos britânicos no fim do século 19, hoje eles são cerca de 44% da população e têm grande influência na economia do país.
Desta vez, entretanto, a crise acontece entre duas pessoas da mesma etnia.
Os problemas começaram quando Qarese apresentou um projeto de lei em que anistiava os golpistas de 2000. A medida não agradou Bainimarama, que ameaçou depor o premiê, caso a lei fosse aprovada. Ironicamente, o chefe do Exército fijiano foi um dos responsáveis pela nomeação de Qarese ao cargo de premiê, em 2001.
O chefe militar diz que não pretende ficar muito tempo no poder e que vai restituir o presidente Ratu Josefa Iloilo na semana que vem.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Espera no Chile: Pinochet superou fase aguda da crise, dizem seus médicos
Próximo Texto: Saúde: Nova York proíbe venda de alimentos com gordura trans
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.