São Paulo, segunda-feira, 07 de maio de 2007

Texto Anterior | Índice

Fossa com 105 cadáveres é encontrada na Colômbia

DA REDAÇÃO

Uma fossa com 105 cadáveres, vítimas de grupos paramilitares, foi encontrada no sábado no Departamento de Putumayo, na Colômbia, na fronteira com o Equador.
Nos últimos quatro meses, foram achados mais de 700 cadáveres. A busca começou após a desmobilização de 31 mil paramilitares que entregaram as armas entre 2004 e 2006. As confissões de seus líderes e as denúncias de habitantes locais levaram ao descobrimento das fossas coletivas.
Para conseguir isso, o governo aprovou uma polêmica lei chamada de "Justiça e Paz", que contempla penas máximas de oito anos para os comandantes paramilitares que confessem seus delitos e reparem os familiares de suas vítimas. Organizações de direitos humanos e o opositor partido de Esquerda Pólo Democrático Alternativo julgam a lei "muito branda".

Uribe popular
Apesar do escândalo pelas ligações de deputados governistas com paramilitares, a popularidade do presidente colombiano, Álvaro Uribe, continua muito alta. Pesquisa revelada ontem pela revista semanal "Semana" diz que sua aprovação é de 75%. Ele foi reeleito no ano passado com 62% dos votos, em primeiro turno.
O escândalo dos paramilitares não está entre as maiores preocupações dos colombianos, diz a pesquisa. Em primeiro lugar, está a violência e, em segundo, o desemprego. Para 53% dos colombianos o país "está no bom caminho".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Desastre na África: Avião caiu em área alagada, segundo rádio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.