São Paulo, sexta-feira, 07 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iraniano tenta convencer CS com jantar

DE NOVA YORK

Em Nova York para a conferência de revisão do Tratado de Não Proliferação Nuclear, o chanceler iraniano, Manoucher Mottaki, organizou um jantar, ontem, para os 15 membros do Conselho de Segurança da ONU.
Embaixadores de EUA, França e Reino Unido se negaram a participar.
Seus países defendem a aplicação de uma nova rodada de sanções contra o Irã, acusado de desenvolver tecnologia nuclear com fins militares.
Segundo a Reuters, os três membros permanentes enviariam representantes do segundo escalão.
Rússia e China, que ocupam as outras duas cadeiras do conselho com direito a vetar suas decisões, participariam. A embaixadora da missão do Brasil na ONU, Maria Luiza Viotti, também teve sua presença confirmada.
Segundo a Folha apurou, Mottaki ofereceu o jantar para convencer os membros do órgão de que o programa nuclear do Irã tem fins pacíficos.
Enquanto isso, os EUA, convencidos de que o país persa procura desenvolver bombas nucleares, usam a conferência do TNP para aumentar a pressão para que o Irã seja punido.
Os americanos acusam Teerã de se recusar a colaborar com a agência atômica da ONU. 0 (CF)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Paquistanês retornou à Times Square após ataque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.