São Paulo, sábado, 07 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Páginas contarão a verdade cubana, diz governista

DA ENVIADA A HAVANA

Para o blogueiro cubano Yohandry Fontana, 37, o desenvolvimento das páginas pessoais em Cuba ajudará a romper o que ele julga ser um bloqueio midiático à ilha ao contar "a verdade" sobre o país.
Seus críticos na blogosfera cubana o acusam de não ser uma pessoa de carne e osso, mas um coletivo. Respondendo em nome do blog, Yohandry não aceitou falar por telefone -só por e-mail- e também disse que não vê necessidade de postar uma foto sua na rede.
Disse preferir "um desenho de Gerardo Hernández Nordelo, um dos cinco cubanos que estão presos injustamente nos EUA por lutar contra o terrorismo", como ilustração.
Defensor do governo, Fontana diz que tem colaboradores e que, juntos, estudam "um projeto muito maior" relacionado ao tema. Ataca o blog "contrarevolucionário" de Yoani Sánchez, "a outra Y".
"Yoani é uma construção midiática. Em Cuba, muitos tinham blogs antes, blogs críticos, mas não prêmios."
Embora admita que não tenha provas, ele voltou a levantar a suspeita de que a blogueira seja financiada pelo escritor dissidente cubano Carlos Alberto Montaner.
"É uma suposição minha, sou responsável por meus critérios. É preciso investigar. [...] Depois de tudo que li, acredito que há um vínculo entre Montaner e Yoani. Não estou dizendo que é a CIA, mas algo existe por trás."
Fontana, que disse ser médico, contou que a idéia da página surgiu, em parte, por causa da adversária. Afirmou que, antes, comentava em "Generación Y", mas foi proibido. Sem espaço, então resolveu criar um site para explicar o famoso vídeo em que estudantes universitários questionaram aspectos da vida cubana, como a moeda dupla, em janeiro.


Texto Anterior: Só médicos e pesquisadores têm internet em casa
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.