São Paulo, domingo, 07 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"A democracia britânica está funcionando"

Para analista político, sistema cria o paradoxo de parecer ter problemas justo quando responde às crises

DE LONDRES

A seguir, trechos da entrevista com Rodney Barker, professor da London School: (MD)

 


DEMOCRACIA
É somente em democracias que é possível descobrir o que os políticos fazem e estão aptos a fazer. Só no sistema democrático é possível ver as falhas dos líderes, e por isso há um paradoxo, porque as pessoas acham que o sistema não funciona.
Na Arábia Saudita, China ou em Mianmar há enorme índice de corrupção, e, embora cidadãos e jornalistas saibam disso, não se manifestam porque são ameaçados ou até assassinados.

ESPERANÇA
Após a revelação de escândalos como esse as pessoas se sentem tentadas a dizer que "o sistema democrático não está funcionando, não há controle eficaz. Os políticos continuam perseguindo seus próprios interesses e não os do público".
Na verdade, a democracia é a única esperança de se combater a corrupção quando são considerados os regimes autocráticos e totalitários.

ÉTICA
Nós nunca seremos governados por anjos. No entanto, havia no passado uma noção de ética no serviço público.
Havia pessoas determinadas a entrar para a vida pública pelo simples fato de que elas consideravam isso uma coisa relevante. De certa forma, acreditavam ter uma espécie de "dever" de cidadão em relação às suas classes, sua nação, sua igreja.
Hoje eu acho inconcebível pensar que alguém vá agir com essa motivação. O que aconteceu é que essa ética do serviço público, do dever profissional, está sendo minada e erodida por diferentes ideologias que surgiram depois dos anos 70. Você pode chamar isso de "nova direita", "thatcherismo", "reaganismo", neoliberalismo.

INTERESSES
O lado negativo disso é que essas ideologias pregam que nós não precisamos de pessoas cuidando de nós como se fôssemos crianças, fazendo coisas por nós. Todos devem buscar o seu interesse próprio, cumprir seus próprios deveres.
A lógica é que o sistema não tem que prover escolas e hospitais para o povo, mas sim criar as condições para que cada um obtenha seu próprio dinheiro. Cria-se a noção de que uma sociedade saudável é aquela em que todos estão cuidando de seus próprios interesses.
Nessa sociedade haverá injeção de capital, ela trará o progresso, haverá competição e a possibilidade de escolhas.
Isso é completamente incompatível com a velha ética do serviço público, em que políticos de fato se colocavam a serviço da população.

EXEMPLO
Os membros do Parlamento Britânico, por exemplo, são políticos que não têm muito poder hoje. Eles olham para o resto do mundo e veem todo o mundo priorizando seus próprios interesses e dizem: talvez essa seja a coisa certa a fazer.
Então, eles usam o sistema para alcançar seus próprios interesses. Se as regras permitem que façam isso -e as regras até então permitiam-, eles reivindicam gastos para eles mesmos.
Qualquer ética ou ideologia levada ao extremo se transforma em absurdo. Se você estabelece que as decisões de um país serão tomadas conforme a vontade de metade da população, cria-se um sistema totalitário.

PRAGMATISMO
Igualmente, se se estabelece que tudo será regulado pelo mercado, você cria uma anarquia criminal. Todos os sistemas estáveis são combinações pragmáticas dessas coisas.
Nossos líderes políticos também deveriam, da mesma forma, ser pragmáticos em relação ao mercado.
Há circunstâncias em que confiar na capacidade das pessoas de obter lucros por elas mesmas, sem haver regulação por parte do Estado, pode produzir resultados positivos. Mas os políticos não podem simplesmente recuar e dizer: deixe o mercado agir por si próprio.

LEIS
Em todos os sistemas você terá que definir que pode fazer isso ou aquilo, que isso é legal e isso é ilegal. Nós temos leis que definem o que é fraude, o que é aceitável, o que é decente.
O que aconteceu com os bancos [crise global] tem relação com o fato de os políticos terem sido hipnotizados não pelo capitalismo e pelo mercado, mas pelo mito e imagem do capitalismo e do mercado.
Nada funciona por si mesmo. Provisões do Estado não vão ser alcançadas por elas mesmas, a não ser que você tenha uma população crítica. O mercado não vai funcionar por ele mesmo a não ser que você tenha um Estado vigilante e uma população vigilante.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.