São Paulo, sábado, 07 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pequim convoca "batalha" contra a poluição para forçar obediência a leis

DA REDAÇÃO

O chefe da Agência Estatal de Proteção ao Ambiente, Zhou Shengxian, conclamou os chineses a começar uma "batalha" contra os poluidores. Em uma reunião sobre ambiente, na quarta, Zhou disse que a insatisfação dos cidadãos com o tema já provoca aumento de "distúrbios de massa", designação oficial para protestos.
Segundo o funcionário, citado pela agência estatal Xinhua, de janeiro a maio o órgão recebeu 1.814 petições apelando por melhores condições ambientais (8% a mais que em 2006).
O discurso acontece quando a poluição da água virou o tema do momento na China -que também está sendo pressionada pelos países ricos, nas negociações internacionais sobre mudanças climáticas, a reduzir seu nível de emissão de gás carbônico, o maior do mundo.
Nesta semana, autoridades da Província de Jiangsu, no leste do país, cortaram o fornecimento de água a 200 mil pessoas por 40 horas por conta dos níveis de amônia num rio local.
O governo admite que 26% da água nos sete maiores sistemas fluviais da China não podem abrigar vida animal. Segundo o Banco Mundial, 500 mil chineses morrem por ano por causa da poluição.
Neste mês o premiê Wen Jiabao ordenou que autoridades locais "proíbam fábricas de atirar poluentes nos lagos" -o governo diz que é preciso mudar o modelo de desenvolvimento.
Mas os líderes de Pequim já emitiram ordens semelhantes outras vezes, e a agência ambiental deixou claro que elas não estão funcionando -um motivo é seu limitado poder junto às autoridades locais.
O órgão, que divulgará relatórios regulares, espera que o público -que impediu a construção de uma fábrica petroquímica enviando milhares de mensagens de celular- compense sua falta de influência.


Com "Financial Times" e agências internacionais


Texto Anterior: Relatório: Japão teme avanço militar dos chineses
Próximo Texto: Nigéria: Pais negociam a libertação de Margaret, 3
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.