UOL


São Paulo, quinta-feira, 07 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INDONÉSIA

Ação em Jacarta matou 10

Atentado é atribuído a organização islâmica

DA REDAÇÃO

O atentado de anteontem em Jacarta (Indonésia) provavelmente foi cometido pelo grupo terrorista Jemaah Islamiyah, ligado à rede Al Qaeda, segundo autoridades dos EUA citadas pelo "New York Times". A ação, diante de hotel da rede americana Marriott, deixou dez mortos (o número foi revisto) e mais de 150 feridos.
A polícia indonésia também divulgou documentos que indicam que terroristas planejavam um atentado perto do hotel. E afirmou que os explosivos utilizados anteontem são os mesmos do atentado em uma boate em Bali há dez meses, que matou 202.
Autoridades da Indonésia e da Austrália alertaram que novos atentados podem ocorrer nos próximos dias no país.
A ação de anteontem ocorreu dois dias antes do anúncio do veredicto de Amrozi bin Nurhasyim, um dos líderes do grupo e conhecido como "Bombardeador Sorridente". Ele pode ser condenado à morte hoje.
Questionado sobre o atentado, Amrozi gritou, sorrindo: "Bomba". Imam Samudra, acusado pelo atentado em Bali, disse: "Estou feliz. Especialmente se os responsáveis forem muçulmanos".
O Jemaah quer criar um Estado islâmico na Indonésia, o maior país muçulmano do mundo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Libéria: EUA enviam sete marines para auxiliar força
Próximo Texto: EUA: Schwarzenegger anuncia candidatura
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.