São Paulo, sábado, 07 de agosto de 2010

Texto Anterior | Índice

Ex-diretor de fundo entrega à polícia os diamantes de Naomi

Promotoria suspeita que pedras, dadas em 1997 à modelo, sejam de ex-líder da Libéria

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O amigo da modelo britânica Naomi Campbell que recebeu dela três diamantes supostamente presenteados pelo ex-presidente liberiano Charles Taylor (1997-2003) afirmou ontem ter entregado as pedras somente na véspera à polícia da África do Sul.
A polícia confirmou ter recebido de Jeremy Ratcliffe os três diamantes e anunciou a sua entrega a uma comissão de autentificação para saber a procedência das pedras.
Ratcliffe, que é ex-diretor do Fundo para Crianças Nelson Mandela, disse ter aceitado receber os diamantes de Campbell, em 1997, por acreditar que a modelo pudesse infringir a legislação se saísse da África do Sul com eles.
Ratcliffe disse ter guardado as pedras até anteontem por temer envolver o fundo de caridade criado por Mandela, então o presidente da África do Sul, em algo ilícito.
Em depoimento nesta quinta no tribunal que investiga crimes de guerra em Serra Leoa, em Haia (Holanda), Campbell disse ter recebido os diamantes em 1997 -na madrugada, em seu quarto de hotel e de homens desconhecidos-, após jantar de caridade na África do Sul.
Ela disse não saber de onde partiu o presente. Promotores suspeitam que tenha sido de Taylor, que também havia participado do jantar, com a presença de Mandela.
O ex-presidente da Libéria é acusado de ter fornecido armas para rebeldes da vizinha Serra Leoa, que viveu sangrenta guerra civil de 1992 a 2002 -com número de mortos estimado entre 100 mil e 250 mil-, em troca dos chamados diamantes de sangue.


Texto Anterior: Golfo do México: BP afirma que pode voltar a explorar local de vazamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.