São Paulo, domingo, 07 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Equipe de Seals morre em queda de helicóptero

Taleban reivindicou o ataque contra aeronave, no centro do Afeganistão

Tropas especiais foram responsáveis por morte de Bin Laden; total de baixas é o maior dos EUA no país desde 2001


13.out.2011-S. Sabawoon/Efe
Helicóptero Chinook, do Exército dos EUA, no Afeganistão

DA ASSOCIATED PRESS

Vinte e dois integrantes dos Seals, grupo de forças especiais da Marinha americana, morreram ontem na queda de um helicóptero da Otan na província de Wardak, região central do Afeganistão.
Segundo o jornal "The New York Times", parte desses 22 é da mesma equipe responsável pela morte de Osama bin Laden, em maio -os EUA dizem, porém, que nenhum dos Seals envolvidos diretamente na ação contra Bin Laden está entre os mortos.
Ao todo, 38 militares morreram no acidente, sendo 30 americanos e oito afegãos. É o maior número de baixas de tropas americanas desde o início da guerra, em 2001.
Por meio de um porta-voz, o grupo fundamentalista islâmico Taleban declarou ter sido o responsável pela derrubada do helicóptero.
O ataque, segundo o Taleban, ocorreu no momento em que os militares preparavam uma incursão numa casa onde insurgentes estariam reunidos. A versão foi dada também pela polícia de Wardak.
A Otan confirmou a queda do helicóptero e a existência de "atividade inimiga" na região, porém não comentou o suposto ataque. Disse que as causas serão investigadas.
O presidente Barack Obama lamentou as mortes dos e elogiou os "sacrifícios extraordinários" dos militares.


Texto Anterior: Brasil põe em dúvida intenções dos opositores
Próximo Texto: Somália: Governo ganha posições na capital do país
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.