São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2008

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Público espelha tendência de cada emissora

DE WASHINGTON

Se as emissoras pagas de notícia buscam cada qual adotar uma linha ideológica, o telespectador parece se identificar com a divisão. Segundo o Pew Research Center for The People and The Press, dos que assistem à CNN, 51% se declaram democratas, e 18%, republicanos; dos que vêem a Fox News, 39% se dizem republicanos e 33% democratas; na MSNBC, a proporção é de 45% de democratas para 18% de republicanos.
Nos últimos dias, John McCain se desentendeu com a CNN pelo que julgou ser cobertura injusta da indicação da governadora Sarah Palin. Chegou a cancelar uma entrevista previamente marcada com Larry King.
Em 2007, todos os então pré-candidatos democratas decidiram boicotar a Fox News, ao se recusar a fazer um debate mediado pela emissora. Só há três meses Obama ensaiou uma trégua, em encontro com Rupert Murdoch e Roger Ailes. O primeiro fruto foi uma entrevista a Bill O'Reilly, que tem a segunda parte exibida amanhã.
Mesmo com todo o barulho, os anunciantes não parecem preocupados. "Não estamos procurando orientação política, mas audiência", disse Peter Knobloch, da agência de publicidade RJ Palmer. "Não nos interessa se quem assiste é democrata ou republicano, mas sua idade, sexo e estilo de vida."


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