São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO NUCLEAR

Acordo entre Índia e EUA tem luz verde

DA REUTERS

Os 45 países do Grupo de Provedores Nucleares (NSG, na sigla em inglês) aprovaram ontem a proposta dos EUA de suspender o embargo global à venda de material nuclear à Índia. Com isso, abriram caminho para que os Legislativos dos dois países ratifiquem o acordo bilateral assinado em 2006.
O acordo de cooperação nuclear entre EUA e Índia provocou polêmica pelo fato de a Índia não ser signatária do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP) e ter testado sua bomba atômica no início dos anos 90. Pelo acordo, a Índia abriria suas instalações civis à inspeção internacional, mas não as usinas que têm fins militares.
A luz verde do NSG veio depois de fortes pressões americanas e de a Índia se comprometer a manter uma moratória nos testes de armas atômicas. Um dos principais críticos do acordo é o Irã, que é signatório do TNP e vem sendo pressionado a suspender seu programa de enriquecimento de urânio.


Texto Anterior: Viúvo de Benazir é eleito presidente do Paquistão
Próximo Texto: "Latinos vivem segunda onda cidadã"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.