São Paulo, quinta-feira, 07 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

LÍBANO

Defesa confirma que Brasil vai integrar chefia de missão da ONU

DE SÃO PAULO

O Ministério da Defesa confirmou ontem que o Brasil enviará oficiais da Marinha para o comando naval da Unifil, a missão de paz da ONU no Líbano.
Ontem, reportagem da Folha revelou que o Departamento de Operações de Paz da ONU (DPKO) convidou o Brasil para comandar a frota de oito navios da missão.
"Vamos participar da missão. Iremos iniciar com a participação de alguém ligado à Marinha", declarou o ministro da Defesa, Nelson Jobim.
Segundo ele, não é necessário haver autorização do Congresso, mas a avaliação não é consensual no governo, segundo a Folha apurou.
Segundo Jobim, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já o autorizou a negociar com a ONU os termos da participação brasileira na missão. O DPKO diz que as negociações estão em fase de "finalização de detalhes".
A ONU quer que o Brasil envie navios para a missão, mas Jobim descartou essa possibilidade. O ministro também afirmou que, no momento, não há discussão sobre envio de tropas, mas não descartou a possibilidade.
A Folha apurou, no entanto, que o Coter (Comando de Operações Terrestres do Exército) fez em agosto um estudo técnico prevendo o envio de até 300 militares.
A Unifil busca evitar confrontos entre Israel e o Hizbollah, milícia xiita.


Texto Anterior: França alerta para ataques no Reino Unido
Próximo Texto: Equador: Governo prende 46 por envolvimento em rebelião policial
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.