São Paulo, quinta-feira, 07 de outubro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Cuba decreta guayaberas como moda das autoridades

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Se abertura é a palavra da moda no regime cubano, a nova tendência oficial são as guayaberas, uma camisa social com quatro bolsos na frente. Desde ontem, autoridades de Cuba devem se vestir com a camisa em eventos oficiais do país comunista .
Assim como a economia informal que o Estado decidiu formalizar para os 500 mil funcionários públicos que serão demitidos até março, a guayabera já existe há décadas nas quentes ruas do país caribenho.
O decreto oficial poupa os ex-combatentes da Revolução Cubana dos anos 1950 de decidirem sobre as cores ao mesmo tempo em que decreta o fim do verde militar.
Os homens devem usar guayaberas brancas de manga longa. As mulheres comunistas são mais livres e podem variar em cor e estilo.
Os tecidos continuam tradicionais: algodão e linho, que bem combinam com os chapéus de palha usados por capitalistas e socialistas de todo o mundo enquanto fumam charutos cubanos que, mudem ou não o gosto dos antenados, continuam o símbolo do glamour.
"A guayabera faz parte da história de nosso país há muito tempo e constitui uma das mais autênticas formas de expressão do cubanismo", decreta o Estado.
Quem quiser copiar o estilo, pode buscar inspiração nos "trendsetters" Raúl e Fidel Castro. Ambos já usam e abusam do "cubanismo".


Texto Anterior: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.