São Paulo, quinta-feira, 07 de novembro de 2002

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ACIDENTE

Fogo em vagão foi detectado quando a composição passou por Nancy; mortos incluem 5 de uma mesma família americana

Incêndio em trem Paris-Viena mata 12

Cedric Joubert/Associated Press
Bombeiros trabalham no vagão leito do expresso Paris-Viena que pegou fogo e causou 12 mortes


DA REDAÇÃO

Doze pessoas morreram intoxicadas enquanto dormiam quando o vagão no qual viajavam pegou fogo, na madrugada de ontem. O incêndio foi detectado por funcionários de uma estação por onde passou o trem expresso, que ia de Paris para Viena.
Entre os mortos estavam cinco pessoas da mesma família: um casal norte-americano de 43 anos, a filha de 12 e o filho de 8, além da avó, de 72 anos. Também morreram três alemães, um casal russo, uma mulher grega e um húngaro, afirmou Louis Gallois, diretor da SNCF, estatal ferroviária francesa.
Levando 150 passageiros, o trem 261 saiu da estação Paris Est às 22h58 (19h58 em Brasília) de terça, rumo à capital austríaca.
Ao passar pela estação de Nancy, no nordeste da França, às 2h15 da manhã, horário local (23h15 de terça em Brasília), ferroviários notaram fumaça saindo do primeiro vagão. Eles cortaram a energia elétrica, parando o trem a um quilômetro da estação.
Seis minutos depois, equipes de resgate chegaram ao local. "Entretanto, apenas podemos constatar a existência de vítimas mortais", afirmou o chefe dos bombeiros.
A causa das mortes foi intoxicação por monóxido de carbono. Nove pessoas ficaram feridas: quatro alemães, dois britânicos e dois franceses. Eles sofreram intoxicação leve ou ferimentos nas mãos ao tentar quebrar as janelas.
O vagão, da empresa ferroviária alemã Deutsche Bahn, levava 21 pessoas e o condutor, que teria despertado algumas pessoas antes de ir pedir ajuda. O compartimento não tinha alarme.
A locomotiva do comboio é da SNCF. Essa composição é comum na Europa, onde vagões são acoplados e desacoplados no trajeto.
Foi aberto inquérito sobre o acidente. A polícia suspeita que a causa tenha sido um curto-circuito na sala de equipamento técnico ou no cubículo do condutor.
Segundo a Deutsche Bahn, o vagão estava em uso havia 38 anos e fora "completamente modernizado em 99, [estando] adequado às normas européias antiincêndio".


Com agências internacionais



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