São Paulo, domingo, 07 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUCESSÃO NOS EUA / EMERGÊNCIA ECONÔMICA

Eleito promete obras para criar empregos

Foco será o maior programa de infra-estrutura desde os anos 50, anuncia Barack Obama em programa semanal de rádio

EUA perderam 533 mil postos de trabalho em novembro, pior resultado em 34 anos; país tem 10,3 milhões de desempregados


SÉRGIO DÁVILA
DE WASHINGTON

Em seu programa semanal de rádio, ontem pela manhã, o presidente eleito Barack Obama avança em detalhes do plano de estímulo econômico que pretende assinar como primeiro ato de seu governo, no dia 20 de janeiro. O foco principal será a criação de empregos via investimento em obras públicas.
"Nós precisamos de ação -e ação agora", disse Obama, no programa. "Por isso eu pedi à minha equipe econômica que desenvolva um plano de recuperação econômica que sirva tanto a Wall Street [os mercados] quando a Main Street [rua principal, alusão à economia real] e que ajude a criar ou manter pelo menos 2,5 milhões de empregos, enquanto reconstruímos nossa infra-estrutura, melhoramos nossas escolas, reduzimos nossa dependência do petróleo e economizamos bilhões de dólares."
O número de vagas prometidas não é novo, mas é a primeira vez que ele fala de onde elas virão. Da série de itens citados, o mais importante é o investimento em infra-estrutura. Está previsto o maior investimento único em obras públicas no país desde que o presidente republicano Dwight Eisenhower (1953-1961) lançou o Sistema de Rodovias Interestaduais.
Aquele megaprojeto foi lançado por ato federal em 1956 e ampliou e renovou a malha de rodovias do país. O custo inicial era de US$ 25 bilhões; acabou ficando em US$ 425 bilhões em dólares ajustados para hoje. Nem Obama nem sua assessoria falaram em valores ontem.
Oficialmente em recessão desde dezembro de 2007, os EUA fecharam 533 mil vagas em novembro, a maior queda mensal em 34 anos. De janeiro a novembro, foram perdidas 1,9 milhão de vagas. Há hoje 10,3 milhões de desempregados.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Mais uma vez, democrata evita falar em custos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.