São Paulo, domingo, 07 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Insurgentes tomam cidade na Somália

Grupo islâmico assume controle de Gurael, situada no norte do país, após três dias de combate que deixaram 13 mortos

Al Shabab integrou coalizão de facções extremistas que governou brevemente o país em 2006; Somália é considerada Estado falido


DA REDAÇÃO

O grupo islâmico rebelde Al Shabab tomou ontem a cidade de Gurael, pólo comercial situado no norte da Somália, em meio a confrontos que deixaram pelo menos 13 mortos e dezenas de feridos.
Segundo testemunhas ouvidas pela agência de notícias Reuters, os militantes assumiram o controle de Gurael ao derrotar as forças do governo após três dias de combate.
Até o fechamento desta edição ainda havia relatos de violência nas ruas da cidade. De acordo com uma ONG local, pelo menos 5.000 moradores já fugiram do local.
O Al Shabab -que significa juventude, em árabe- é parte da extinta União dos Tribunais Islâmicos (UTI), coalizão de organizações extremistas que controlou a capital somali, Mogadício, de junho até dezembro de 2006, quando foram desalojadas do poder por tropas do governo oficialmente reconhecido apoiadas por seus dois principais aliados -a vizinha Etiópia e os Estados Unidos.
Serviços de inteligência ocidentais consideram o Al Shabab uma organização terrorista ligada à Al Qaeda.
A tomada de uma cidade como Gurael por rebeldes -um tipo de incidente freqüente no país- reflete a fragilidade do governo central da Somália, um país do nordeste africano que entrou lentamente em colapso nos anos 70, sofrendo sucessivos golpes e guerras internas.
Falido e sem infra-estrutura, o Estado não controla o território da Somália nem oferece serviços públicos.
Localizadas em ponto estratégico entre o oceano Índico e o mar Vermelho, as águas somalis são assoladas por piratas e pesqueiros ilegais.


Com Reuters


Texto Anterior: Tibete: Sarkozy encontra dalai e irrita Pequim
Próximo Texto: Diplomacia: Irã e Equador anunciam a inauguração de embaixadas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.