São Paulo, segunda-feira, 07 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Parlamento iraquiano muda lei e abre caminho para eleição

DA REDAÇÃO

Deputados iraquianos aprovaram ontem uma mudança na nova lei eleitoral que eleva o número de cadeiras do Parlamento para representação de minorias no país. A aprovação era necessária para permitir a realização de eleições legislativas no próximo ano.
A lei eleitoral anteriormente votada pelo Parlamento havia sido vetada pelo vice-presidente sunita Tariq al Hashimi, que alegava falta de representatividade dos vários grupos étnicos que compõem o Iraque na divisão de vagas do Legislativo.
Segundo a proposta acordada ontem, que conta com o apoio de Al Hashimi, o número de cadeiras no Parlamento passará das atuais 275 para 325. Sua divisão entre as Províncias será feita a partir de um censo feito neste ano pelo governo.
O acordo abre o caminho para a realização das eleições legislativas em janeiro, a segunda desde a derrubada do regime de Saddam Hussein.
A organização das eleições, previstas para o fim de janeiro, estava suspensa até que se aprovasse a nova lei. O pleito é decisivo para o fortalecimento da frágil estrutura política iraquiana e para o cumprimento do plano de retirada das forças militares dos EUA do país.
Em nota, o governo dos EUA afirmou que a nova lei permitirá ao país promover eleições dentro de um marco constitucional. "É um momento decisivo para a democracia do Iraque."


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Assentamentos judaicos: Colonos aumentam revolta em resposta a congelamento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.