UOL


São Paulo, sábado, 08 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chefes dos inspetores voltam hoje ao Iraque

DA REDAÇÃO

O chefe dos inspetores da ONU, o sueco Hans Blix, e o diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o egípcio Mohamed El Baradei, devem iniciar hoje uma visita crucial de 36 horas ao Iraque para melhorar a cooperação entre suas equipes de inspeção e as autoridades iraquianas.
Eles disseram que o Iraque deve cooperar mais para evitar receber avaliação negativa no relatório que farão ao Conselho de Segurança (CS) da ONU na sexta-feira.
Blix disse ontem que a decisão de permitir que um cientista iraquiano fosse entrevistado por inspetores da ONU, na quinta-feira, sem a presença de um representante do governo sugere que Bagdá está "fazendo um esforço" para cooperar mais. Mas ele advertiu: "Nós queremos ver mais neste final de semana".
"Nós [os inspetores] estamos ali [no Iraque] para promover uma inspeção efetiva, para ser corretos e profissionais. É o sistema de inspeção mais intruso que existe no mundo, mas a intenção é não humilhar", afirmou Blix.
O Ministério das Relações Exteriores do Iraque disse que três outros cientistas foram entrevistados de forma privada ontem. Cada entrevista teria durado entre duas horas e meia e três horas e meia. A dificuldade em fazer as entrevistas privadas seria um dos principais obstáculos ao programa de inspeções.
El Baradei disse que uma reunião com o ditador Saddam Hussein ajudaria a melhorar a cooperação. "Obviamente, nós queremos encontrá-lo se ele estiver disposto a se reunir conosco", afirmou.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Geladas
Próximo Texto: Iraque abre locais que Powell citou na ONU
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.