São Paulo, sexta-feira, 08 de fevereiro de 2008

Próximo Texto | Índice

SUCESSÃO NOS EUA/ DECISÃO REPUBLICANA

Romney sai e abre espaço para McCain

Ex-governador de Massachusetts suspende campanha nas primárias republicanas após o avanço do senador na Superterça

Em conferência de grupos direitistas, McCain, que não se opõe a pesquisas com células-tronco, diz que é "conservador de verdade"

Larry Downing/Reuters
Ao lado da mulher, Romney anuncia saída da disputa em conferência conservadora; ele gastou US$ 40 milhões do próprio bolso


DA REDAÇÃO

"Odeio perder", admitiu ontem o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, 60, ao anunciar sua decisão de suspender a participação na disputa republicana pela candidatura à eleição presidencial de 4 de novembro nos EUA. "Mas sinto que devo ficar de fora, por nosso partido e por nosso país", disse, em um discurso para o qual escolheu como palco a Conferência de Ação Política Conservadora (Conservative Political Action Conference), em Washington.
Sua saída deixa ainda mais claro o embate republicano, que já tinha o senador John McCain, 71, como favorito e Romney em segundo. Romney não declarou apoio a ninguém. Os delegados que obteve para a convenção nacional do partido, que consagrará o candidato, se mantêm ligados a ele.
Permanecem na disputa o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee, e Ron Paul, deputado pelo Texas. Huckabee, ex-pastor batista, tem se beneficiado do voto evangélico. Mas as regras republicanas -em que na maioria dos Estados o vencedor das prévias leva todos os delegados- favorecem uma decisão mais rápida do que no caso democrata, em que os delegados são alocados de forma proporcional.
Romney teve de reavaliar a viabilidade de sua campanha após a Superterça, na qual ganhou em apenas sete Estados, contra nove de McCain. Em número de delegados, perdia por uma diferença de mais de 400 representantes.
Ele disse que, se insistisse, facilitaria a vitória dos democratas. E, "como estamos em guerra", preferiu evitar vê-los "encerrar a ação no Iraque".

Wall Street e realidade
Anunciar a saída em um encontro de lobbies conservadores foi coerente com sua tentativa de vender a imagem de porta-voz da direita. A estratégia o obrigou a mudar posições adotadas quando era governador de Massachusetts, Estado de tradição esquerdista.
Ao final, porém, McCain se mostrou o pré-candidato republicano mais viável. O fato de ser mórmon tampouco ajudou Romney entre os evangélicos. Apesar de ter recebido mais doações de Wall Street do que McCain, ele precisou usar mais de US$ 40 milhões de sua fortuna pessoal na campanha.
No discurso de ontem, Romney foi fiel à platéia. "A Europa está à beira de um desastre demográfico. É o produto de uma fé enfraquecida no Criador, famílias fracassadas e desrespeito pela santidade da vida humana", disse. Se os EUA seguirem esse curso, "poderão se tornar a França do século 21".
Ele atacou "a tolerância diante da pornografia e a promiscuidade sexual, combinada com os incentivos distorcidos de programas governamentais" que favoreceriam o nascimento de crianças fora do casamento.

Conservador de verdade
Pouco depois, McCain repetia aos participantes da conferência ser "o conservador de verdade". A direita o vê com desconfiança. Cristãos querem que ele desista de apoiar pesquisas com células-tronco. O senador é criticado por ser contra a expulsão em massa de imigrantes ilegais e já ter votado contra cortes de impostos.
Sobre a imigração, ele aceitou as reprimendas da platéia e prometeu "dar a mais alta prioridade para garantir a segurança das fronteiras" antes de pensar em viabilizar a cidadania para ilegais. Ganhou aplausos, mas também vaias de um grupo que se retirou da sala.
"Sei que não posso vencer este desafio (...) sem o apoio de nossos dedicados conservadores", disse McCain no discurso. "Espero que, mesmo que vocês acreditem que eu errei ocasionalmente (...), também saibam que eu mantive o histórico de um conservador", afirmou.
Pouco antes do discurso, segundo a CNN, McCain enviou um e-mail para a Sociedade Federalista, que faz lobby para influenciar nomeações para a Suprema Corte, prometendo nomear "juízes que entendem que seu papel é aplicar fielmente as leis como estão escritas, e não impor suas opiniões".
A conferência anual ainda terá como palestrantes Huckabee e Ron Paul. Em 2007, McCain foi o único pré-candidato republicano de peso a se recusar a falar no encontro.


Com agências internacionais


Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.