São Paulo, terça-feira, 08 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Gaddafi ataca alvos civis, e EUA reagem

Casa Branca cogita envio de armas para reforçar ação de opositores do ditador líbio, cada vez mais acuados

Marco Longari/FrancePresse
Civis e soldados rebeldes tentam se proteger de bombardeio em Ras Lanuf

DE SÃO PAULO

A ação: helicópteros e caças de Muammar Gaddafi atacaram ontem alvos civis, pela primeira vez desde o início dos conflitos na Líbia, há 21 dias. Aconteceu numa estrada em Ras Lanuf, cidade sob o domínio dos rebeldes desde sexta. O objetivo, bloquear o avanço dos insurgentes. Relatos são imprecisos, mas indicam que de um a três carros com civis foram atingidos.
A reação: os EUA elevaram o tom sobre a possibilidade de intervir. O presidente Barack Obama reafirmou que analisa a alternativa de ação militar. A Otan (aliança militar ocidental) disse já estar antecipando planos para acelerar uma eventual ação militar, se o aval da ONU vier. Jay Carney, porta-voz da Casa Branca, cogitou o envio de armas para os rebeldes.
A ONU tenta agir, até agora sem sucesso. Forças humanitárias ainda não conseguiram acesso às áreas dominadas pelo ditador, no oeste. Até 1 milhão de pessoas precisarão de assistência de emergência na Líbia. Países da região trabalham de olho no conflito líbio, mas em outra frente, econômica: estudam elevar a produção de petróleo para brecar a alta dos preços.


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Pela 1ª vez, população recebe rebeldes com hostilidade
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.