São Paulo, quinta-feira, 08 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE

Referendo para desempatar candidatos acirra impasse

DA ASSOCIATED PRESS

Uma consulta popular informal organizada para ajudar a resolver o embate político em que o Iraque se encontra desde a eleição legislativa do mês passado acabou complicando ainda mais a situação no país, segundo resultados divulgados ontem.
Cortejado por todos os lados após o pleito, no qual nenhum bloco conseguiu maioria para formar um governo, o influente clérigo xiita Muqtada al Sadr consultou seus partidários no domingo para definir qual dos principais candidatos ele apoiaria nas negociações em curso.
Mas em vez de desempatar a disputa entre Iyad Allawi, um ex-premiê xiita apoiado pelos sunitas, e o xiita Nuri al Maliki, atual premiê, os simpatizantes de Sadr escolheram Ibrahim al Jaafari, cujo bloco chegara em terceiro no pleito de 7 de março.
Jaafari, premiê entre 2005 e 2006 e ligado ao Irã, teve 24% dos votos no referendo. Não está claro que efeito o apoio sadrista a Jaafari terá na formação do gabinete.


Texto Anterior: Polêmica nuclear: Pequim aceita participar de reunião sobre sanções ao Irã
Próximo Texto: Guerra sem limites: EUA dão sinal verde para matar clérigo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.