UOL


São Paulo, quinta-feira, 08 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA suspendem parcialmente sanções contra país e vão à ONU

DA REDAÇÃO

O secretário americano do Tesouro, John Snow, anunciou ontem a suspensão parcial de sanções impostas ao Iraque na tentativa de facilitar a reconstrução do país após o fim da guerra. Nos próximos dias, os EUA proporão oficialmente à ONU a suspensão das sanções internacionais -ontem, o secretário de Estado Colin Powell encontrou o secretário-geral da organização, Kofi Annan.
O Tesouro americano já emitiu licenças para transações com o Iraque proibidas nos últimos 12 anos, incluindo o envio de ajuda humanitária e de remessas de até US$ 500 por residentes nos EUA.
Sob as sanções, o Iraque só pode fazer transações externas dentro do programa de troca Petróleo por Comida. Se elas forem abolidas, dizem os EUA, a receita do petróleo financiará a reconstrução. O Iraque tem a segunda maior reserva do mundo.
Segundo o jornal "The New York Times", o Iraque vai importar gasolina e gás de cozinha até junho devido a problemas de distribuição dos produtos, agravados pelas sanções e pela guerra.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque ocupado: Epidemia de cólera ameaça sul do Iraque
Próximo Texto: Contrato de ex-empresa de Cheney sofre crítica
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.