São Paulo, sábado, 08 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA SEM LIMITES

Presidente diz que "pisará em calos"

Bush vê "batalha dura" para aprovar Departamento de Segurança Interna

DA REDAÇÃO

O presidente dos EUA, George W. Bush, disse que espera do Congresso presteza na aprovação do "ministério antiterror", proposto por ele anteontem. Apesar disso, Bush afirmou que espera encontrar dificuldades.
"Será uma batalha dura, já que vamos pisar nos calos de algumas pessoas. Eu entendo. Quando você retira poder de alguém em Washington, isso tende a fazer essa pessoa ficar nervosa", afirmou.
Na manhã de ontem, o presidente recebeu alguns dos principais congressistas para tentar convencê-los a trabalhar por uma aprovação rápida do projeto. Aprovado, o departamento terá 170 mil funcionários e um orçamento de US$ 37 bilhões/ano.
O Departamento de Segurança Interna seria uma agência com status ministerial e que absorveria o Serviço Secreto e a Guarda Costeira, entre outros. Serviria para centralizar as análises de dados sobre terrorismo, proteger usinas nucleares e aeroportos e organizar assistência de emergência em caso de atentado, entre outras funções.
O vice-presidente Dick Cheney afirmou que o órgão é necessário porque "a ameaça de ataques terroristas vai estar conosco por muito tempo ainda. Esta guerra não vai acabar em poucos meses, talvez nem em poucos anos. Temos de nos acostumar a ela".

Congresso
O Congresso americano tem 88 comitês e subcomitês com jurisdição sobre a segurança interna do país. O novo departamento tiraria recursos também de cerca de cem entidades governamentais que atualmente têm alguma fatia da segurança interna.
É exatamente por causa dessa divisão de influências que Bush vem querendo fazer concessões. Dentro dessa estratégia, o presidente disse que pretende mandar o atual diretor da Secretaria da Segurança Interna, Tom Ridge, para testemunhar no Congresso.


Com agêcias internacionais


Texto Anterior: Saiba mais: Abu Sayyaf luta por criação de Estado islâmico
Próximo Texto: Agência vinha monitorando terroristas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.