São Paulo, terça-feira, 08 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França teria pago por Ingrid há cinco anos

DA REDAÇÃO

A França teria enviado dinheiro às Farc em 2003 para obter a soltura de Ingrid Betancourt, disse ontem à noite a TV colombiana RCN, citando mensagem supostamente encontrada no computador de Raúl Reyes.
No texto, enviado em julho daquele ano ao então líder máximo das Farc, Manuel Marulanda, Reyes diz que a soma, não determinada, foi entregue pelo mediador Noël Saéz a um mensageiro que o enganou. "São inexplicáveis as razões que vocês [os franceses] tiveram para entregar dinheiro pela liberdade da senhora Ingrid Betancourt sem antes contar com as identidades e garantias de quem os assaltou em suas boas intenções humanitárias", diz Reyes, reproduzindo o que teria afirmado a Saéz.
O e-mail foi enviado 15 dias depois que a França mandou um avião militar a Manaus para esperar Ingrid, em episódio que provocou fricção com o Brasil.


Ingrid x Uribe
Em sua primeira crítica pública ao presidente Álvaro Uribe desde que foi libertada, Ingrid disse ontem que ele precisa "abandonar a linguagem do radicalismo, extremismo e ódio". Ela ressalvou que o fim da guerrilha não solucionará a questão da segurança no país. "É um problema de injustiça social."


Com agências internacionais


Texto Anterior: Brasil é dúbio com terror, diz ideólogo uribista
Próximo Texto: Líder das Farc está isolado e faminto, diz serviço secreto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.