São Paulo, quinta-feira, 08 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

XENOFOBIA

Vice-presidente da bancada da Liga Norte na Câmara sugere fechar mesquitas

Líder italiano quer expulsar árabes

DA REDAÇÃO

O vice-presidente da bancada da Liga Norte (extrema direita) na Câmara dos Deputados italiana, Federico Bricolo, propôs ontem ao Ministério do Interior "expulsar os árabes" do país, disse o jornal "La Repubblica".
Em uma reunião com o ministro do Interior italiano, Beppe Pisanu, Bricolo disse: "Aos inimigos não se hospeda e não se ajuda, mas se combate". A Liga Norte faz parte do governo de centro-direita do premiê Silvio Berlusconi.
Anteontem, os serviços secretos italianos apresentaram seu dossiê semestral sobre segurança ao Parlamento. O documento diz que aumentou o risco de atentados na Itália por grupos islâmicos ou facções do grupo armado de extrema esquerda Brigadas Vermelhas.
Bricolo propôs a Pisanu o fechamento dos centros islâmicos e das mesquitas no país, "locais frequentados por possíveis financiadores da [rede terrorista" Al Qaeda", disse o "La Repubblica".
O deputado atacou especialmente a Arábia Saudita. "Sabemos que Riad é o maior financiador dos terroristas islâmicos no mundo", disse Bricolo, segundo o jornal. "Membros da família real saudita vão frequentemente a locais de culto para apoiar as atividades de fiéis islâmicos na Itália."
Ele sugeriu ainda ao governo "reduzir ao máximo os vistos de entrada a cidadãos islâmicos".
A Irmandade Muçulmana criticou o deputado. "As palavras de Bricolo são indecentes, sinal de uma grosseria cultural sem limites", disse Mario Scialoja, diretor do escritório do grupo na Itália.



Texto Anterior: Alemanha: Desemprego em alta ameaça Schröder
Próximo Texto: Oriente Médio: Palestinos aceitam proposta de retirada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.