UOL


São Paulo, segunda-feira, 08 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AFEGANISTÃO

Presidente prorroga aprovação da Constituição e mantém eleições em 2004

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, prorrogou por dois meses o processo de aprovação da nova Constituição, afirmou ontem seu porta-voz, Jawid Luddin, mas insistiu que as eleições nacionais, marcadas para o próximo ano, acontecerão no prazo previsto.
Com o adiamento, a Loya Jirga (grande assembléia de chefes tribais), inicialmente marcada para outubro, deverá aprovar a Constituição até meados de dezembro, disse Luddin. A data exata ainda não foi divulgada.
O adiamento foi anunciado enquanto o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, visitava o Afeganistão. Ele encontrou-se com Karzai, que assumiu o poder após a queda do Taleban.
Teme-se que o adiamento impeça a realização das eleições nacionais, marcadas para junho de 2004. Luddin, porém, afirmou que não haverá problemas. "As eleições ocorrerão seis meses após a Loya Jirga."



Texto Anterior: Macedônia: Tropas voltam a enfrentar separatistas
Próximo Texto: Programa nuclear: Irã pressiona chefe egípcio da agência atômica
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.