São Paulo, segunda-feira, 08 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

Sarkozy tenta manter ponte entre UE e Rússia em Moscou

DA REDAÇÃO

Nicolas Sarkozy chega hoje a Moscou à frente de uma missão da União Européia com o objetivo de aparar arestas na deteriorada relação entre a Rússia e o Ocidente. O presidente da França, que irá a Tbilisi no mesmo dia, tentará obter de Dmitri Medvedev o compromisso com os termos do cessar-fogo com a Geórgia firmado no mês passado.
A UE diz que a Rússia não cumpriu integralmente os pontos do acordo, mediado pelo próprio Sarkozy, e quer que o Kremlin recue suas tropas para as posições de antes do conflito, iniciado em 7 de agosto. Para Moscou, a permanência em território georgiano está prevista como "medidas adicionais de segurança" no texto.
Ontem, o presidente georgiano, Mikhail Saakashvili, disse confiar no restabelecimento da unidade territorial do país com a ajuda "do resto do mundo". "Nossa integridade será restaurada. Estou mais convencido do que nunca", afirmou.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Polícia recomenda processo contra Olmert
Próximo Texto: Trechos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.