São Paulo, segunda-feira, 08 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País estava em ruínas mesmo antes do ataque

DA REDAÇÃO

O Afeganistão está longe de ser um alvo fácil para os norte-americanos. Os objetivos de um ataque como o de ontem são complicados de se definir. A estrutura do país está praticamente destruída por mais de 20 anos de guerra.
O início dos ataques ontem deve agravar ainda mais a crise alimentar afegã, com milhares de refugiados tentando deixar o país de mais de 20 milhões de habitantes encontrando as fronteiras dos vizinhos fechadas.
Os EUA já anunciaram US$ 320 milhões em ajuda à população afegã, e a ONU disse anteontem que reuniu promessas de países ricos de doar quase US$ 600 milhões.
O passado recente do Afeganistão é marcado por conflitos. Primeiro os afegãos enfrentaram os soviéticos, entre 1979 e 90, deixando as grandes cidades do Afeganistão, como a capital, Cabul, em ruínas. Com a expulsão das tropas da URSS, os guerrilheiros islâmicos, que tiveram apoio dos EUA, começaram a lutar entre si, num conflito que prossegue até hoje.
Agora a luta é entre o Taleban, que assumiu o poder em Cabul em 96 e controla a maior parte do país, e a Aliança do Norte, coalizão político-militar que domina uma parte do território.
O Afeganistão provou ser difícil de ser conquistado por potências estrangeiras. Não apenas os soviéticos fracassaram em tentativas de penetrar no Afeganistão. Os britânicos também foram expulsos, no século 19.
Analistas dizem que, com o Taleban fora do poder, não há uma força única com capacidade de unificar um país com tal diversidade étnica.


Com agências internacionais



Texto Anterior: Afeganistão: Taleban vê "ato terrorista" e diz que Bin Laden sobreviveu
Próximo Texto: Aliança do Norte festeja ofensiva e inicia ataque após bombardeios
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.