UOL


São Paulo, sábado, 08 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo turco retira oferta de tropas ao país

DA REDAÇÃO

A Turquia retirou ontem sua oferta de enviar ao Iraque 10 mil soldados para auxiliar os EUA a estabilizar o país, rechaçada pelo Conselho de Governo Iraquiano.
Embora o conselho esteja submetido a Washington, sua palavra foi derradeira neste caso, diante dos atritos entre turcos e curdos, majoritários no norte do Iraque.
"É óbvio que preferíamos que tudo tivesse dado certo, mas temos de lembrar que a meta é a estabilidade do Iraque", disse Richard Boucher, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA. "Todas as partes -os EUA, a Turquia e o Iraque- reconhecem que talvez um destacamento [turco] neste momento não contribuísse para atingir nossa meta."
A decisão foi anunciada após o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, telefonar ao chanceler turco, Abdullah Gul. "Depois de reavaliarem a situação, o chanceler Gul informou ao secretário Powell que o governo turco reconsideraria a oferta de enviar tropas", declarou a Chancelaria.
O governo turco aprovara o envio de tropas ao Iraque em outubro, ante a promessa de US$ 8,5 bilhões em empréstimos dos EUA.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Iraque ocupado: EUA perdem outro helicóptero e 7 soldados
Próximo Texto: Árabes criticam pronunciamento de Bush
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.