São Paulo, sábado, 08 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA propõem à Rússia diálogo sobre segurança

DA REDAÇÃO

O governo dos EUA pretende estabelecer um diálogo com a Rússia sobre o polêmico sistema antimísseis no Leste Europeu e a renovação do Start (acordo de redução de armas estratégicas), que expira em dezembro do ano que vem. A agência russa Interfax diz que Moscou aceitou estudar a proposta.
Na última quarta-feira, o presidente russo, Dmitri Medvedev, havia anunciado a instalação de mísseis de curto alcance em Kaliningrado (um encrave russo no litoral do mar Báltico), em resposta ao escudo, que inclui mísseis na Polônia e radares na República Tcheca.
Moscou vê o sistema como uma agressão, mas os EUA afirmam ser contra eventuais ataques de países como o Irã.
O responsável pelo controle de armamentos do Departamento de Estado dos EUA, John Rood, disse que planeja encontrar o vice-chanceler russo, Sergei Riabkov, em Moscou, "nas próximas semanas (...) para um diálogo robusto".
Os EUA já teriam inclusive enviado uma proposta para aumentar a transparência do sistema e restabelecer a confiança, seriamente abalada pelo conflito na Geórgia, em agosto. Pelo texto, os russos poderiam visitar as instalações.
Washington já teria também enviado um primeiro esboço de proposta para a renovação do Start. O acordo foi firmado em 1991 para a redução dos artefatos remanescentes da Guerra Fria.
O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, já se disse favorável à renovação do Start e à instalação do escudo no Leste Europeu, desde que de maneira "pragmática e eficiente" em termos de custos.

Com a Reuters



Texto Anterior: Observadores desmentem Geórgia
Próximo Texto: Líderes africanos criticam ONU e ameaçam agir
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.