São Paulo, terça-feira, 09 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VATICANO

Em discurso, Papa faz alerta contra "relativismo" na AL

DA REDAÇÃO

No discurso anual de Ano Novo a diplomatas dos mais de 170 países acreditados no Vaticano, o papa Bento 16 afirmou ontem que a América Latina precisa tomar cuidado para que a democracia na região não se transforme "em ditadura do relativismo, propondo modelos antropológicos incompatíveis com a natureza e a dignidade do homem". Ele não citou nenhum país especificamente.
O chefe da Igreja Católica, que visitará o Brasil em maio, mostrou otimismo ao falar das eleições na região em 2006, afirmando que elas mostraram que "a democracia foi chamada a levar em conta as aspirações do conjunto de cidadãos". "A melhora de alguns índices econômicos, o compromisso na luta contra o tráfico de drogas e contra a corrupção, os distintos processos de integração, os esforços para melhorar a educação, para combater o desemprego e para reduzir desigualdades na distribuição de renda são índices que devemos destacar com satisfação", disse.
Relembrando o lema de João Paulo 2º em 1998, Bento 16 conclamou Cuba a se abrir para o mundo e o mundo, para Cuba.
Sobre o Oriente Médio, ele disse que ainda tem esperanças de uma solução para os conflitos na região: "Os libaneses tem direito à soberania de seu território, os israelenses, de viver em paz em seu Estado, e os palestinos, a uma pátria livre e soberana".
O papa ainda pediu que o Irã coopere com a ONU em relação a seu programa nuclear e repreendeu a Coréia do Norte, que testou sua primeira bomba atômica há três meses. Ele também pediu o fim do conflito na Somália, o perdão da dívida dos países pobres e o respeito à liberdade religiosa na Ásia -uma alusão à perseguição de cristãos na China.


Texto Anterior: Fim do protesto: Sem-teto passa por barracas montadas em Paris, há 23 dias, pela associação Filhos de Dom Quixote; o grupo declarou ontem o fim do protesto
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.