São Paulo, terça-feira, 09 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Ministro da Defesa de Israel apresenta novo plano de paz

DA REDAÇÃO

O ministro da Defesa de Israel, Amir Peretz, apresentou ontem a seu Partido Trabalhista um plano de paz que, segundo ele, poderia conduzir a negociações com os palestinos em seis meses. A iniciativa surge em meio a rumores de que o sindicalista, desgastado pela recente guerra no Líbano, poderia dar lugar a um trabalhista com passado militar.
Com três fases, o plano de Peretz prevê o desmantelamento de construções ilegais na Cisjordânia, um cessar-fogo com os palestinos e a libertação do soldado capturado em Gaza em junho.
Após seis meses começaria a segunda fase, com negociações com o presidente palestino, Mahmoud Abbas. A terceira fase levaria, num prazo de 18 meses, à criação de um Estado palestino. A proposta exclui grupos que não aceitam Israel, como o extremista Hamas, que atualmente controla o governo palestino.
Em Nablus, na Cisjordânia, o vice-prefeito da cidade foi libertado ontem, após dois dias em poder de milicianos do rival Fatah.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Rússia corta fluxo de petróleo para Europa
Próximo Texto: Nicarágua: Bush felicita Ortega pela presidência
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.