São Paulo, quarta-feira, 09 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Índice

Incidente em Hormuz foi provocação, diz Bush

DA REDAÇÃO

O presidente dos EUA, George W. Bush, qualificou ontem de "provocação" o incidente envolvendo barcos americanos e iranianos nas águas do golfo Pérsico, domingo passado.
Bush referia-se ao ocorrido no estreito de Hormuz, quando três navios da Marinha americana foram cercados e ameaçados por cinco lanchas iranianas em águas internacionais.
Ontem, após Bush se pronunciar, o Pentágono divulgou um vídeo de menos de cinco minutos gravado de um dos navios dos EUA, condensando o que seriam 20 minutos de "embate" entre as duas frotas.
A gravação apresentada abre com alguém gritando de uma das lanchas iranianas, em inglês com forte sotaque, "Eu estou chegando (...) Vocês vão explodir em minutos".
Após solicitação de identificação pelos EUA, não respondida pelas lanchas, as embarcações do Irã teriam ido embora quando a frota americana estava prestes a atirar. Nenhum disparo foi feito.
"Eles não deveriam ter feito isso, é simples assim", disse Bush em Washington, pouco antes de embarcar para viagem de oito dias no Oriente Médio. Teerã minimizou o incidente.
Em Israel, onde Bush chegaria hoje, o premiê Ehud Olmert e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, concordaram em autorizar negociações sobre os principais entraves ao processo de paz israelo-palestino. De resultado simbólico, a reunião é parte da recepção ao americano, que pretende impulsionar as negociações de paz.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Presidente quer "CNN" francesa e fim de anúncios na TV pública
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.